terça-feira, 27 de agosto de 2013

Grandes Franquias do Cinema

          Seguindo o bonde, eu aproveito esse espaço para revisitar as grandes franquias que fizeram ou ainda fazem sucesso, a bola da vez é a famosa franquia Velozes e Furiosos, cujo sexto capítulo até pouco tempo estava em cartaz nos cinemas. Então vamos lá:
         Velozes e Furiosos, como o próprio título já propunha, nos apresentava um mundo novo, de corridas ilegais e um pessoa com um temperamento um pouco "instável". O primeiro longa da Franquia conseguiu divertir nas duas pontas, temos corridas, temos ação, e somos apresentados aos personagens principais: Dominic Toretto (Vin Diesel, canastrão) e Brian O'Conner(Paul Walker), um polícial que se infiltrou na organização de corridas ilegais e acabou gostando do que viu e mexendo onde não devia.
         Tirando a ação e a emoção, o elemento familiar e as relações entre os personagens são uma coisa boa e ao mesmo tempo engraçada de se assistir, o que fez de Velozes e furiosos um sucesso comercial, o que gerou uma série de sequências(apesar de nem todas serem boas como o original)
          Tentando dar novos rumos a franquia, os filmes seguintes foram feitos com historias totalmente independentes, no filme +Velozes+Furiosos, temos o policial O'Conner no centro da ação, nada contra a exclusão de Vin Diesel, o arco do personagem já estava bem resolvido no primeiro filme, porém, eu esperava mais, muito mais, temos aqui um filme fraco, atuações risíveis, esse não está em meus filmes favoritos da saga. O terceiro episódio, porém, esquece totalmente os dois personagens consagrados nos filmes anteriores e leva o foco para novos territórios, Tóquio no caso, como resultado o que tivemos? Eu digo: Um filme com o mínimo de carisma, personagens fracos, a única parte verdadeiramente boa foi quando Vin Diesel apareceu no final, dando indício de uma continuação.
           Depois de dois filmes desastrosos, a franquia retornou a suas origens e juntou toda a trupe do filme original novamente, o lado mais emoção da história foi colocado de lado, e a ação se tornou predominante(maldição dos novos tempos),  os quatro últimos filmes da série, apesar da rama fraca, tiveram o benefício de boas atuações e ação convincentes e ao mesmo tempo emocionantes, eu ainda não assisti ao sexto filme, porém o quinto e o quarto filmes foram completas surpresas para mim depois de dois filminhos muito meia boca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário