quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Star Wars episode 2- Ataque dos Clones







                Confesso que próximo ao fim do filme, um leve sorriso brotou em minha face, muito devido as cenas de ação, que melhoraram significamente em relação ao seu antecessor(O meu lado pipoca influenciando o meu julgamento).








A inserção do Conde Dooku (Christopher Lee), também conta positivamente, o grande ator, encarna um vilão com um toque de classe, genuinamente britânico (umapena que demorou mais de uma hora para aparecer). Além disso, temos uma maior participação do Conselho Jedi, especialmente na sequencia final, em que eles enfrentam um exército de dróides.








Porém, assim como a maioria das prequel de Star Wars, nem tudo são flores, e nesse caso, o maior erro do filme está na inserção de um romance forçado entre Anakin e a Senadora Padmé (Natalie Portman). Os dois personagens já haviam se conhecido em A Ameaça Fantasma, mas, como este filme se passa 10 anos antes, a relação entre eles era mais fraternal, já que naquela época ele era apenas uma jovem(e irritante) criança.








Assim como em Superman II, esta sequencia carece de foco e se divide em seus objetivos, alternando um romance desnecessário com uma trama principal bem mais interessante, que consiste nos esforços da república para conter uma rebelião separatista liderada pelo Conde Dooku. Em contrapartida, a república concede poderes emergenciais ao Chanceler Palpatine (agora muito mais expandido em contraste com sua rápida participação no primeiro filme), para que possa aprovar a utilização de um exército de clones criado 10 anos antes para reprimir possíveis rebeliões no futuro.








Quanto a jornada pessoal de Anakin (Hayden Christensen), fora o romance já mencionado,ele sofre de constantes sonhos premonitórios acerca de sua mãe, que acaba por ser morta pelo povo da areia, desencadeando o ódio de Ani, o caminho para o lado sombrio começava a se desenhar.








Em resumo, devo dizer que Ataque dos Clones é uma ligeira melhoria em relação ao seu antecessor, embora sofra com problemas de roteiro e atuações vazias.




NOTA: 2,7




PS: MENOS JAR JAR BINKS!!!!!!!









segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Star Wars episode 1 - A Ameaça Fantasma

                     

                           


                 Iniciemos os trabalhos com o início da franquia, ou melhor, da franquia mais recente, e, possivelmente, a mais execrada entre os fans. A ideia de se fazer uma trilogia pregressa a original, poderia parecer um tanto desnecessária mas, seria a oportunidade perfeita para se explorar determinados elementos um tanto nebulosos que foram apresentados anteriormente, porém, o pontapé inicial para esta empreitada não foi o dos melhores.



Confesso entretanto, que apesar de fraco em termos de narrativa, este filme ocupa um lugar especial em meu coração, seja pela expansão visual proporcionada por uma nova tecnologia que ainda dava seus primeiros passos já naquela época, seja pela inserção de personagens novos e interessantes a exemplo cito Darth maul e Qui gon jinn (Ray Park e Liam Neeson), respectivamente, se mostraram o ponto alto da trama, dando vida ao aprendiz Sith e ao mestre Jedi que guiou o caminho de seu aprendiz obi wan kenobi (Ewan Macgregor), aqui apresentado ainda como um jovem padawan e, em termos de atuação, um ponto mediano entre Liam Neeson e Jake Loyd, que aqui interpreta o jovem anakin skywalker(que viria a se tornar o grande vilão Darth Vader),e, um dos grandes pontos negativos do filme.



O ator, que já havia trabalhasdo em outras produções, incluindo uma comédia natalina estrelada por Arnold Schwarzenegger, simplesmente não convence, o mesmo pode-se dizer ao alivio cômico jar jar binks, um personagem que simplesmente não devia ter existido, e que, destoava completamente do tom do filme.



quanto aos coadjuvantes, temos a figura do Senador Palpatine (ian mcdiarmid) , que aqui figura rapidamente mas, que, secretamente atuava como Darth Sidious, o mestre de Darth Maul, que faz bem o seu trabalho, apesar do pouco tempo em cena. Garanto que, ele voltará a ser mencionado, podem ter certeza



O conselho Jedi também figura rapidamente aqui, com a primeira aparição do Mestre Yoda, além dele, temos a introdção do personagem Mestre Mace Windu (Samuel L. Jackson), e, não há muito o que dizer sobre ele.



Quanto as cenas de ação, apesar de poucas, elas são incrivelmente boas e uma evolução em relação as sequencias coreografadas da trilogia original, em especial a sequencia final, que mostra 3 núcleos distintos se resolvendo simultâneamente, dando um maior dinamismo para trama.



Enfim, posso concluir afirmando que A Ameaça Fantasma trouxe toda um novo frescor para a franquia, temos erros bem graves é verdade, mas, em certas ocasiões, o filme não deixará nada a desejar, temos aqui um filme com um potêncial que não soube ser explorado, um filme que passeia por uma trama política, aterisa no terreno da aventura e passeia por todo um misticismo, todos esses núcleos mal explorados.



NOTA: 2,5








Star Wars episode 7 - O Despertar da Força

                                          Está chegando meus amigos, o despertar da força, após 30 anos de espera, um tempo mais longínquo do que a idade desse humilde redator, porém, não menos do que a minha expectativa, por isso, nas próximas postagens, farei um retorno a este universo, expondo minhas opiniões acerca dos filmes da franquia até aqui, fiquem ligados e que a força esteja sempre com vocês.