segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Star Wars episode 1 - A Ameaça Fantasma

                     

                           


                 Iniciemos os trabalhos com o início da franquia, ou melhor, da franquia mais recente, e, possivelmente, a mais execrada entre os fans. A ideia de se fazer uma trilogia pregressa a original, poderia parecer um tanto desnecessária mas, seria a oportunidade perfeita para se explorar determinados elementos um tanto nebulosos que foram apresentados anteriormente, porém, o pontapé inicial para esta empreitada não foi o dos melhores.



Confesso entretanto, que apesar de fraco em termos de narrativa, este filme ocupa um lugar especial em meu coração, seja pela expansão visual proporcionada por uma nova tecnologia que ainda dava seus primeiros passos já naquela época, seja pela inserção de personagens novos e interessantes a exemplo cito Darth maul e Qui gon jinn (Ray Park e Liam Neeson), respectivamente, se mostraram o ponto alto da trama, dando vida ao aprendiz Sith e ao mestre Jedi que guiou o caminho de seu aprendiz obi wan kenobi (Ewan Macgregor), aqui apresentado ainda como um jovem padawan e, em termos de atuação, um ponto mediano entre Liam Neeson e Jake Loyd, que aqui interpreta o jovem anakin skywalker(que viria a se tornar o grande vilão Darth Vader),e, um dos grandes pontos negativos do filme.



O ator, que já havia trabalhasdo em outras produções, incluindo uma comédia natalina estrelada por Arnold Schwarzenegger, simplesmente não convence, o mesmo pode-se dizer ao alivio cômico jar jar binks, um personagem que simplesmente não devia ter existido, e que, destoava completamente do tom do filme.



quanto aos coadjuvantes, temos a figura do Senador Palpatine (ian mcdiarmid) , que aqui figura rapidamente mas, que, secretamente atuava como Darth Sidious, o mestre de Darth Maul, que faz bem o seu trabalho, apesar do pouco tempo em cena. Garanto que, ele voltará a ser mencionado, podem ter certeza



O conselho Jedi também figura rapidamente aqui, com a primeira aparição do Mestre Yoda, além dele, temos a introdção do personagem Mestre Mace Windu (Samuel L. Jackson), e, não há muito o que dizer sobre ele.



Quanto as cenas de ação, apesar de poucas, elas são incrivelmente boas e uma evolução em relação as sequencias coreografadas da trilogia original, em especial a sequencia final, que mostra 3 núcleos distintos se resolvendo simultâneamente, dando um maior dinamismo para trama.



Enfim, posso concluir afirmando que A Ameaça Fantasma trouxe toda um novo frescor para a franquia, temos erros bem graves é verdade, mas, em certas ocasiões, o filme não deixará nada a desejar, temos aqui um filme com um potêncial que não soube ser explorado, um filme que passeia por uma trama política, aterisa no terreno da aventura e passeia por todo um misticismo, todos esses núcleos mal explorados.



NOTA: 2,5








Nenhum comentário:

Postar um comentário