terça-feira, 3 de novembro de 2015
Star Wars episode 4 - Uma Nova Esperança
Temos aqui um filme extremamente linear, a clássica jornada do herói. Inicialmente somos apresentados a situação, uma guerra civil assola a galáxia, dissidentes do Império, intitulados Aliança Rebelde, conseguem roubar os planos da Estrela da Morte, uma arma capaz de destruir planetas, uma forma de assegurar a paz pela galáxia através do medo.
Começamos o filme então, com uma nave rebelde fugindo de um encouraçado do império, eles são capturados, porém, a princesa Leia (Carrie Fisher), consegue implantar os planos em um droíde, juntos a uma mensagem de socorro a Obi Wan Kenobi (Alec Guinness), o dróide R2-D2, acompanhado do droíde C-3PO são ejetados nave e caem no planeta Tatooine, onde são comprados pelo tio de Luke Skywalker (Mark Hamill). Acontecimentos levam Luke a se encontrar com Obi Wan, que, juntos aos dróides, conseguem contratar o piloto Han Solo (Harrison Ford) para leva-los até o pai de Leia, que faz parte da Aliança Rebelde.
Temos aqui o plot basico, revelar mais seria desnecessário, além de estregar a trama, porém, devo dizer que, apesar de bem excecutada, é uma trama teoricamente simples, que não reserva grandes surpresas ao espectador, ela se vale mais pelo carisma de seus protagonistas, ambientação, e claro, um vilão forte, e, aqui começamos a falar de Darth Vader (David Prowse, com a voz de James Earl Jones). O personagem, resquício de um passado onde Jedi e Sith travavam uma guerra pelo domínio da força, uma energia que cosmica que envolvia todas as criaturas vivas, que poderia ser controlada pelos mestres, e utilizada em nome do bem (Jedi), ou para o mau (Sith), antigo aprendiz de Obi Wan que caiu para o lado negro da força, aqui, dá as caras pela primeira vez e já impõe respeito. Servo do Imperador e que, segundo o tio de Luke "matou" o seu pai, Vader com certeza figura no imaginário popular como o símbolo do mau.
Enfim, temos aqui, um filme extremamente linear, personagens carismáticos, um vilão forte e claro, um universo fantástico, a formula para um bom filme, porém, que se destaca nos detalhes.
NOTA: 4,5
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário