quarta-feira, 11 de novembro de 2015
Star Wars episode 6 - O Retorno de Jedi
Star Wars foi uma franquia que quebrou conveniências do cinema e adquiriu toda uma linhagem de fãs e, de certa forma, estabeleceu a estética narrativa de três atos. O Primeiro star Wars, lançado em 1977, possuía um narrativa teoricamente simples, extremamente linear, a clássica jornada do herói, mesclando elementos fantásticos e mitológicos criando um universo memorável; O Império Contra-Ataca, de 1980 vai além, expandindo o universo estabelecido, apresentando novos personagens e aumentando a sensação de ameaça. Ao final deste filme tudo poderia acontecer, e o gancho para a terceira e ultima parte da franquia era óbvio.
Porém, seguindo a tradição da chamada maldição do terceiro filme, O Retorno de Jedi (1983), finaliza a franquia numa nota mais baixa do que seus antecessores, porém, isso não significa que seja um filme ruim.
Como de costume, um resumo da trama: Após os eventos ao final de O Império Contra-Ataca, uma nova Estrela da Morte começou a ser construída pelo Império, ao mesmo tempo, Han Solo, congelado em carbonita é enviado para Jabba the hunt, a quem Han devia uma enorme quantia monetária. Iniciamos de fato o filme, com Luke Skywalker, agora com seu treinamento Jedi quase concluído, indo a seu auxílio, acompanhado de Leia, Lando, e os dois dróides, como resultado, Han é resgatado, Jabba é morto por Leia e temos fim ao "prólogo" do filme.
Após esse episódio, Luke, retorna para Dagobah, para concluir o seu treinamento Jedi enquanto Han, Leia e os demais se juntam a Aliança Rebelde para planejar um ofensiva contra a nova Estrela da Morte. Em Dagobah, mestre Yoda informa a Luke que seu treinamento jedi só terá fim quando ele enfrentar o seu pai, Lorde Vader, resistindo assim as tentações do lado sombrio.
O enredo está aí, acrescentar mais detalhes seria desnecessário. agora, vamos aos problemas, uma questão me incomoda no fato de eles terem repetido o mesmo enredo do primeiro filme, incluindo uma abertura ainda maior no suposto ponto fraco da estrutura, um arco na lua florestal de Endor também pareceu desnecessário, evocando toda a infantilidade e galhofa tão criticada nos prequels, porém aqui elevada a décima potência.
Porém, como fâ, reconheço que estes sejam meros detalhes, então, passemos aos pontos positivos, a exemplo da conclusão da "Jornada do Herói", com Luke confrontando o Mal, na forma de seu pai, um arco bem desenvolvido e fechado, esse é o mais iportante. Seguindo, temos aqui cenas de ação muito melhores em comparação a primeira película, uma questão lógica de escala, se o alvo é maior, o poder de fogo necessário será maior,
Quanto a atuações, não há muito o que reclamar, os atores parecem estar bem a vontade depois de dois filmes, abro aqui um espaço para mencionar a aparição do Imperador, finalmente interagindo e influenciando a trama, não por trás das cortinas, é lógico.
Finalizando, devo dizer que O Retorno de Jedi, apesar de alguns problemas e uma infantilização desnecessária em certas partes, cumpre o que promete, dando um final satisfatório para a historia.
Nota: 4,0
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário